Ementário de Gestão Pública nº 2.130

Normativos

PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO. INSTRUÇÃO NORMATIVA SPU/MPDG Nº 1, DE 9 DE MARÇO DE 2018. Dispõe sobre as orientações para a cessão de direitos e transferência de titularidade de imóveis da União em regime de aforamento ou de ocupação.

GOVERNANÇA ESTRATÉGICA. PORTARIA MICES Nº 504, DE 19 DE MARÇO DE 2018. Institui o Comitê de Governança Estratégica no âmbito do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA e EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR. LEIS Nº 13.634, 13.635 e 13.637, DE 20 DE MARÇO DE 2018. Criam, respectivamente, as Universidades Federais do Catalão, do Jataí e de Rondonópolis.

Merece destaque a intenção do legislador em profissionalizar as auditorias internas da administração indireta autárquica e fundacional das novas Instituições Federais de Ensino, aparelhando-as, em suas diminutas configurações iniciais, com o cargo de auditor.

GOVERNANÇA, RISCOS e CONTROLESPORTARIA MDH Nº 170, DE 16 DE MARÇO DE 2018. Dispõe sobre a instituição e atuação do Comitê Interno de Governança, Riscos e Controles do Ministério dos Direitos Humanos e dá outras providências.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. DECRETO Nº 9.319, DE 21 DE MARÇO DE 2018. Institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

Julgados

CONVÊNIOS e SICONVACÓRDÃO Nº 437/2018 – TCU – Plenário.

9.5. recomendar ao Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, com fundamento no art. 250, inciso III, do Regimento Interno do TCU, que:
9.5.1. promova alteração no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), de modo que o atual campo “justificativa” (aba “Dados da Proposta”, sub-aba “Dados”) seja readequado com a criação de subcampos que expressem, pelo menos, os atributos previstos na Portaria Interministerial 424/2016, art. 16, inciso II, a saber: a caracterização dos interesses recíprocos, a relação entre a proposta apresentada e os objetivos e diretrizes do programa federal, e a indicação do público alvo, do problema a ser resolvido e dos resultados esperados;
9.5.2. providencie, com a maior brevidade possível, a publicação da instrução normativa prevista na Portaria Interministerial MP/MF/CGU 424/2016, art. 1º, § 3º;
9.5.3. avalie alternativas para o aprimoramento da capacidade operacional da Senasp na gestão dos convênios, seja por aumento da força de trabalho ou por ações de inovação e modernização;

Gestão em Gotas

geg

Notícias, Artigos, Atos e Eventos

INFORMATIVO DO TCU. Informativo de Licitações e Contratos nº 340.

ESTATAIS, CONTRATO ADMINISTRATIVO e RESCISÃO. A Lei das Estatais prevê a necessidade de os contratos conterem cláusula de rescisão, mas não especificou as hipóteses. É possível adotar, para as minutas-padrão baseadas na Lei nº 13.303/16, a mesma disciplina da Lei nº 8.666/93, qual seja, as rescisões unilateral, amigável e judicial?

CAPACIDADES ESTATAIS e BUROCRACIA. Burocracias Profissionais Ampliam Capacidade Estatal para Implementar Políticas? Governos, Burocratas e Legislação em Municípios Brasileiros.

ADMINISTRAÇÃO MILITAR e CONTROLE INTERNO. A ação do controle interno em licitações em um batalhão de engenharia de construção.

LEI ANTICORRUPÇÃO, LENIÊNCIA e COMPLIANCE. POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS PARA O COMBATE À CORRUPÇÃO EM FACE DA LEI 12.846/2013: O Acordo de Leniência como política pública para combater a corrupção instalada e o Compliance como política privada para evitar práticas corruptivas no ambiente empresarial.

CORREIÇÃO e PROVA EMPRESTADA. Prova emprestada entre processos administrativos: o novo enunciado da CGU.

GESTÃO DE RISCOS. A importância do gerenciamento de riscos nas organizações contemporâneas.